sábado, 25 de junho de 2011

INCLUSÃO DO ENSINO DE VALORES HUMANOS NA ESCOLA



Tendo em vista que a violência nas escolas está alcançando patamares jamais imaginados, com total desrespeito e agressões aos professores, e até massacres, como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro; que a felicidade e bem-estar de um povo só são possíveis quando o mesmo se guia por valores éticos e pelo respeito à vida e aos direitos dos outros, entendemos ser urgente a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país, da educação básica ao ensino superior. Uma lei que estabeleça como prioridade do processo educativo a formação do caráter, visando a excelência humana.
Observe-se que tal lei não virá a ferir quaisquer convicções ou preferências religiosas, uma vez que os valores humanos fazem parte dos postulados de todas as religiões.
Nas últimas décadas nossa sociedade começou a perder contato com o ensinamento desses valores no cotidiano da escola e nem todos os pais têm condições e nem mesmo tempo para repassá-los às crianças, culminando na atual situação de indigência em valores humanos.
Entendemos, portanto, ser imperativo e urgente desenvolver, principalmente junto à nova geração, os aspectos éticos da vida, o respeito, a não violência e o bom convívio entre as pessoas; o olhar o outro com um olhar de paz, de acolhimento, de afeto, porque esses são os fundamentos da não violência. Enquanto virmos no outro alguém a ser derrotado, não haverá paz nem bem-estar em nossa sociedade, mas quando mudarmos esse olhar, reconhecendo nele um irmão em humanidade com o qual podemos caminhar lado a lado, em mútuo apoio, então poderemos realizar uma sociedade verdadeiramente feliz, de uma felicidade sustentável e, portanto, mais duradoura.
Pensemos nas mudanças que ocorrerão em nossa sociedade dentro dos próximos 10 ou 15 anos se o ensino de valores humanos for ministrado em todas as escolas do país. São mudanças que trarão resultados efetivos e duradouros se começarmos, hoje, a ensinar tais valores às crianças e jovens, de forma que as novas gerações possam internalizá-las, gerando as transformações comportamentais imprescindíveis para que a sociedade, como um todo, possa tornar-se mais pacífica, mais justa, mais honesta e mais fraterna.
 Uma lei como a sugerida não trará mais despesas à nação, tendo em vista que já existem vários diferentes materiais didáticos disponibilizados gratuitamente na Internet para facultar o ensino de Valores Humanos em sala de aula. 
Igualmente, as escolas não encontrarão grandes dificuldades para atender aos ditames de uma lei como a sugerida, já que poderão utilizar, dentre outros, os conteúdos do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola.
Esse Programa, que já vem sendo adotado em milares de escolas de nosso país, é inteiramente gratuito, consta de 600 aulas interativas de apenas cinco minutos de duração, para não interferirem no andamento normal das atividades escolares; conta com a utilização de contos e inserção de situações fictícias esclarecedoras, facilitando a fixação dos ensinamentos sobre ética, honestidade, não violência, bom convívio, solidariedade, respeito pelo outro, pela vida, pelas leis, etc.. As aulas já estão prontas, não necessitando, portanto, de capacitação de professores, e atendem a estudantes a partir do quinto ano. Tais aulas também foram adaptadas para o ensino médio. Todo esse material didático pode ser “baixado” gratuitamente a partir do site: www.cincominutos.org. É importante ressaltar que os responsáveis por esse programa não recebem, nem querem receber, qualquer ajuda material de órgãos públicos e/ou particulares, com exceção do que se refira à sua divulgação e/ou implementação.

Para as crianças em anos menores, se a escola não possui material adequado, pode utilizar contos educativos, que podem ser “baixados” pela Internet, como, por exemplo, no link: http://www.projetovaloreshumanos.com.br/?secao=historias 



Certamente a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país é uma ação a frutificar em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva, mas é preciso sensibilizar os educadores e os legisladores do país a se mobilizarem, com urgência, nesse sentido.
Na expectativa de que nossa sugestão encontre ressonância, apoio e a mobilização que for possível de sua parte, ficamos a seu dispor para quaisquer outros esclarecimentos,

Atenciosamente,

Saara Nousiainen
Coordenadora
85 3249-6812
Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola
       A equipe responsável pelo Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola sente-se fortemente motivada a sugerir a criação da lei acima citada, em razão das dezenas de manifestações que tem recebido por parte de escolas, em todo o Brasil, que adotaram a utilização desse material em sala de aula, informando a respeito de salutares mudanças que vêm observando com relação ao convívio na unidade escolar e ao comportamento de alunos e até mesmo de professores, apesar do pouco tempo de sua utilização. Várias secretarias de educação já adotaram esse programa e o MEC lhe dá apoio, conforme se vê no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19