Biblioteca


1º CONCURSO INTERNO DE POESIAS - BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

A professora Marinês  está organizando o 1º Concurso Interno de Poesias - Biblioteca Monteiro Lobato. AGUARDEM!!!







Sábado, 25 de junho de 2011.

Estes são alguns exemplares que você encontra na Biblioteca de nossa Escola.

Material destinado aos professores de História e àqueles que buscam conhecer o estudo das práticas da disciplina.


   Apresenta proposta inovadora na abordagem da disciplina, trazendo para a sala de aula as histórias em quadrinhos, tratando-as como fontes históricas. Constrói uma metodologia de trabalho a partir de pressupostos da epistemologia da História utilizando histórias em quadrinhos.


Está organizado em quatro capítulos nos quais se demonstra como os jovens estudantes do Ensino Médio constroem o conhecimento histórico a partir das histórias em quadrinhos com temas históricos que estão presentes na cultura escolar:

  1. Ensino de História: recorte da temática
  2.  Fundamentos da pesquisa histórica.
  3. O uso dos quadrinhos: recortes e métodos.
  4. O uso das canções: recortes e métodos.

   Explora aspectos teóricos referentes às categorias históricas como temporalidade, inferência histórica, significância histórica e narrativa histórica como objetivo de promover o entendimento de quais os conceitos históricos os jovens mobilizam ao ler uma história em quadrinhos com temas históricos.





   A idéia central dos Cadernos do Mathema Ensino Fundamental é apresentar de forma organizada algumas das muitas idéias e estudos sobre recursos, como jogos e calculadoras, ou sobre temas que fazem parte do currículo de matemática, como operações, frações, geometria e medidas. Os temas escolhidos para cada caderno são variados, abordados de forma independente uns dos outros e guardam entre si a relação de dois pressupostos básicos: a perspectiva metodológica da resolução de problemas e a preocupação de fazer uso dos processos de comunicação nas aulas de matemática, visando desenvolver a leitura e a escrita em matemática como habilidades indispensáveis no ensino e na aprendizagem dessa disciplina. Em Jogos de matemática de 1º a 5º ano é sugerido em cada capítulo o ano em que a atividade deve ser aplicada, facilitando ao professor a sua utilização em sala de aula.

 Capítulo 1 Os jogos nas aulas de matemática 
 Capítulo 2 A maior vence
 Capítulo 3 Faça 10 
 Capítulo 4 Um a mais, um a menos, dez a mais, dez a menos 
 Capítulo 5 Um exato
 Capítulo 6 Jogo das três cartas
 Capítulo 7 Cubra e descubra
 Capítulo 8 Borboleta 
 Capítulo 9 Pára-quedas 
 Capítulo 10 Vai-e-volta 
 Capítulo 11 Batalha de operações





   Esse texto de Shakespeare, um dos mais populares do dramaturgo, surpreende pela modernidade de suas complexidades morais. Na Veneza do século XVI, o jovem Bassânio pede dinheiro emprestado ao amigo Antônio para ir a Belmonte pedir a mão de Pórcia. Por sua vez, o amigo procura o agiota judeu Shylock e garante um pedaço de sua própria carne caso o pagamento do empréstimo não seja feito como combinado. A partir daí­, uma série de armações, disfarces e desencontros acontecem, aflorando o que há de melhor e pior na alma humana.

Autor: William Shakespeare




   A edição especial traz a seleção de novas histórias e outras já publicadas nas edições mensais das revistas O Menino Maluquinho e Julieta, a Menina Maluquinha. O livro apresenta o Menino Maluquinho, personagem mais famoso do escritor Ziraldo, e sua Turma participando de incríveis aventuras, todas relacionadas ao esporte mais conhecido e praticado do mundo. O espírito esportivo tomou conta da turminha, que se organizou para torcer, competir, marcar gols e dar muitas bolas fora, claro! Os maluquinhos por futebol não podem ficar fora dessa! É diversão garantida do início ao fim!



Quarta-feira, 22 de junho de 2011.


Em breve divulgaremos as novidades do acervo de nossa escola, por enquanto passe na biblioteca, escolha um livro bem legal e...  
Boa Leitura!!!!





Domingo, 19 de junho de 2011.


No site Educar para Crescer (muito bom!) encontramos uma excelente dica: Biblioteca Básica - Livros para uma vida. Dezoito educadores selecionaram 204 obras, consideradas por eles como essenciais, para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
Ótimas dicas!!! Vale a pena conferir!!!




Na onda do cordel

A origem dos cordéis são as cantigas dos trovadores medievais, que comentavam as notícias da época usando versos, que eles próprios cantavam, frequentemente de forma cômica. "Por volta do século 16, ela era praticada na península Ibérica por meio dos trovadores, que recitavam louvações e galanteios para agradar aos poderosos", diz Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Com o tempo, tais artistas começaram a registrar suas falas em folhas soltas, conhecidas em Portugal como "volantes", e prendê-las em torno do corpo em barbantes para que as recitassem e, ao mesmo tempo, garantissem as mãos livres para os movimentos.

O verbete "cordel" apareceu apenas em 1881, registrado no dicionário português Caldas Aulete. Era sinônimo de publicação de baixo valor e prestígio, como as que na época eram vendidas penduradas em cordões na porta das livrarias - esses "varais" de literatura logo caíram em desuso, mas o nome prevaleceu. A tradição chegou ao Nordeste do Brasil com os colonizadores portugueses e, ao longo dos séculos, adquiriu características próprias. A forma definitiva, com os livretos, têm pouco mais de 100 anos. Tudo graças a algumas prensas velhas de jornal. (Educar para Crescer)



Tente, faça o seu cordel!!!




Best-sellers adolescentes


Harry Potter, Crepúsculo e os oito livros mais lidos pelos adolescentes. Saiba como trabalhá-los em casa e na escola e como, a partir deles, levar à leitura dos clássicos.


Fonte: Educar para Crescer



Neste link você encontrará vários textos interessantes abordando o uso das novas tecnologias em ambiente escolar, pedagogia de projetos, gestão escolar, tecnologias e muito mais.