Hist. da Escola


Sábado, 18 de junho de 2011.


   Com a vinda do 3º Batalhão Rodoviário de Vacaria para Carazinho a fim de asfaltar a BR 285, trecho Vacaria – São Borja, fixaram residência no Bairro Vila Rica 320 famílias. Preocupados em garantir a educação das crianças e dos jovens, os pais mobilizaram-se tornando possível a construção da escola, em convênio com a Prefeitura Municipal. O terreno foi doado pelos cidadãos Virgílio Garcia Dias e Sezefredo Marcondes. 

   O Grupo Escolar Vila Rica iniciou suas atividades em 14 de abril de 1968, como anexo do então Grupo Escolar Princesa Isabel e após, anexo ao Grupo Escolar Eduardo Graeff, sob a direção da professora Emília Alves Duarte Subierai. Oficializou-se em 25 de março de 1974 através do decreto nº 23034.

   Para homenagear a primeira professora estadual de Carazinho, que também integrou o Legislativo Municipal como suplente, passou a se denominar Grupo Escolar Carlinda de Britto.


Sábado, 18 de junho de 2011



 Patrona da Escola


   Carlinda foi uma das primeiras mulheres a integrar o legislativo. Honrou e dignificou o mandato, transformando o legislativo em muitas ocasiões. Foi eleita vereadora suplente pela UDN; tendo atuado em sessões da Câmara de Vereadores no período de 22 de novembro de 1947 a 31 de dezembro de 1951. No dia 22 de maio de 1967, recebeu o título de Cidadã Carazinhense pelos serviços prestados ao município de acordo com a Lei Municipal nº 2005/67.

   Carlinda Moraes de Britto, nasceu em Antônio Prado-RS, em 1º de março de 1892, vindo a residir no então povoado de Carazinho a qual hospedou-se com os membros da família Vargas. No dia 1º de outubro de 1906 foi nomeada professora estadual.

   Aos oitenta e quatro anos de idade, no dia 02 de julho de 1971, faleceu a professora que com carinho e dedicação, alfabetizou diversas gerações de alunos do município de Carazinho.







Domingo, 19 de junho de 2011.

Galeria de diretores






Esquerda, de cima para baixo:

Emília Duarte Subierai, Marlene Franke Kreutzer, Janete de Assunção de Oliveira.

Direita, de cima para baixo:

Aidê Morais Wedy, Loreci Danieli, Luciana Machado

Ao centro:

Maria Helena Silva (atual diretora, no dia de sua posse).












Nenhum comentário:

Postar um comentário